Um pouco sobre Artur Alvim em SP.

Sediados na Zona Leste , próximo à Artur Alvim, atendemos clientes de todo o país

 
 
 
 
 
 
 
 

Artur Alvim (distrito)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Artur Alvim (bairro).
Artur Alvim
COHAB Padre Manuel da Nobrega.jpg
Área 6,6 km²
População (42°) 104.864 hab. (2010)
Densidade 158,88 hab/ha
Renda média R$ 586,42
IDH 0,833 - elevado (58°)
Subprefeitura Penha
Região Administrativa Leste 1
Área Geográfica 3 e 4
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Artur Alvim é um distrito do município brasileiro de São Paulo, situado na zona leste do município, com 6,6 km² de superfície. Nele está situado um conjunto habitacional formado por prédios e residências baixas, denominado Cohab I.

O nome do distrito é uma homenagem ao engenheiro Artur Alvim, descendente de importante família paulistana, que participou na construção do Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil, que corta o bairro, e contribuiu na construção da primeira escola municipal da região. Essa escola, já destruída, também recebeu o seu nome.[1] Artur Alvim chegou a ser chefe da Seção de Engenharia na Administração de Herculano Velloso Ferreira Pena. No ano de 1921 idealizou e projetou a construção do chamado Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil que cortava o bairro, e contribuiu para a construção da primeira escola municipal da região. A região, que até então era um amontoado de chácaras conhecido como Santa Teresa, desenvolveu-se a partir da vila surgida em torno da estação projetada por Alvim.[1]

É atendido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo pela Estação Artur Alvim. No passado, também foi atendido pela Linha 11 (coral) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos pela Estação Engenheiro Artur Alvim, cujas plataformas desativadas em 27 de Maio de 2000, com a inauguração do Expresso Leste, podem ser observadas até hoje.

Artur Alvim (bairro)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Artur Alvim
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Artur Alvim.JPG
Distrito Artur Alvim
Subprefeitura Penha
Região Administrativa Leste
ver

Artur Alvim é um bairro do município de São Paulo, no estado homônimo. Administrativamente, pertence à subprefeitura da Penha, e está situado no distrito ao qual dá nome, na zona leste do município.[1]

É atendido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo, na Estação Artur Alvim.
Referências

«Pesquise seu distrito». Prefeitura de São Paulo. 26 de setembro de 2005. Consultado em 5 de outubro de 2009. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2009

O engenheiro Artur Alvim, descendente de uma das mais importantes famílias paulistanas, era chefe da via permanente da extinta Estrada de Ferro Central do Brasil, e nessa condição idealizou e projetou, em 1921, a estação de trem que hoje dá nome a uma bairro de classe média da zona leste.

Antes disso (por volta de 1900), a região era – como a maioria um amontoado de chácaras, num lugar conhecido como Santa Teresa. A partir da inauguração da estação, uma pequena vila se formou ao seu redor. Primeiro foram os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil que o engenheiro ajudou a implantar, que por lá passou de 1921 a 1957, quando foi assumida pela Rede Ferroviária Federal até 1994. Nesse ano a Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM) assumiu a estação e, em 2000, desativou-a.

Durante décadas o bairro e a região ficaram no esquecimento, até que o Metrô chegou em 1988, o que acabou mudando radicalmente as feições da área. Hoje Artur Alvim é um bairro residencial em franco desenvolvimento. Nada como uma estação do Metrô para mudar a historia de um bairro. Um crescimento a olho nu, já que o distrito conta com 110.789 moradores.

Transporte público até Artur Alvim em Artur Alvim

Quer saber como chegar a Artur Alvim em Artur Alvim, Brasil?

Baixe o aplicativo do Moovit e veja a programação atual e instruções passo a passo das rotas de Ônibus, Metrô ou Trem que passam por Artur Alvim.

Você deseja saber quais são as estações mais próximas de Artur Alvim? Veja esta lista de estações e paradas mais próximas do seu destino: Terminal Metrô Artur Alvim (Lado Sul); R. Dr. Campos Moura 168; R. Dr. Campos Moura 158; R. Dr. Luiz Aires; Rua Doutor Luís Aires 2091-2331.


Artur Alvim - São Paulo, SP

Subprefeitura
Penha
Distrito:
Artur Alvim
Cidade:
São Paulo
Estado:
São Paulo

Próxima Página: Cidade Líder.

zona leste arthut alvim