Um pouco sobre Itaquera em SP.

Sediados na Zona Leste , próximo à Itaquera, atendemos clientes de todo o país

 
 
 
 
 
 
 

Itaquera
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Itaquera

Centro de Itaquera.JPG
Área 14 km²
População 204.871[1] hab. (2015)
Densidade 150,88 hab/ha
Renda média R$ 1.058,87
IDH 0,795 - alto (76°)
Subprefeitura Itaquera
Região Administrativa Leste
Área Geográfica 4 (Leste)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Itaquera (bairro).

Vista do bairro de Vila Santana

Estação Dom Bosco da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Vista de edifícios da Vila Carmosina
Itaquera é um distrito situado na zona leste do município de São Paulo e é administrado pela subprefeitura de Itaquera.

Vem sendo beneficiada, assim como Guaianases, por vários investimentos sociais do governo estadual e municipal, de modo que obteve significativa melhora em sua infraestrutura. Dentro de seus limites passa a avenida Jacu Pêssego, obra com projetos de extensão até o Grande ABC, na porção meridional, e até o município de Guarulhos, na porção setentrional.

Suas principais vias são: Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Av Maria Luiza Americano hoje vem se transformando em ponto de alimentação e gastronomia, pizzarias, restaurantes. Em Itaquera, por onde se passa é comum ver motoboys parados em frente aos comércios. Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida dos Campanellas que leva até o bairro de Artur Alvim, e a Rua Virgínia Ferni que liga a Cohab até a Radial Leste, além das avenidas Radial Leste e Avenida Itaquera. O distrito também é atendido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo e pela Linha 11 Coral (Expresso Leste) da CPTM.

Em Itaquera, estão localizados a Arena Corinthians e a Obra Social Dom Bosco - Itaquera,[2] uma associação civil beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins lucrativos que presta atendimento à comunidade, que vem auxiliando os jovens da região a profissionalizarem-se em busca de uma oportunidade de emprego com atendimentos também em algumas áreas, como Assistência social, cultural, Educação, Meio Ambiente,Saúde, Esporte,Recreação e Lazer, fazendo com que o jovem tenha mais recursos e novas experiências com as artes. Zona Lost Quebrada Tenebrosa.

Itaquera (bairro)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Itaquera
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Centro de Itaquera.JPG
Dia Oficial 6 de novembro
Imigração predominante Japão
Distrito Itaquera
Subprefeitura Itaquera
Região Administrativa Leste
ver
Itaquera é um bairro situado na zona leste do município de São Paulo pertencente ao distrito de Itaquera. No bairro, estão localizados a escola de samba Leandro de Itaquera, o centro de treinamento de categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista e a Arena Corinthians

O bairro possui uma estação da CPTM, a estação Dom Bosco, também no bairro ficava a antiga estação de Itaquera da Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 1875 e desativada em 2000 com a construção do Expresso Leste da CPTM. No local da antiga linha da Central passa hoje o prolongamento da avenida Radial Leste, (chamada de "Avenida José Pinheiro Borges" naquele trecho).

Topônimo
"Itaquera" é um termo tupi que significa "pedra dormente", através da junção dos termos itá ("pedra") e ker ("dormir"),[1][2].

25 motivos para amar Itaquera
Confira curiosidades do distrito da Zona Leste que recebeu a Copa do Mundo de 2014 e tem muito a oferecer

Palco da Copa do Mundo de 2014, Itaquera é um bairro da Zona Leste que fica a 20 quilômetros do centro. Há opções baratinhas para comer, clubes de futebol de várzea e bolo caseiro entre as guloseimas disponíveis pir ali. A estação de metrô Corinthians-Itaquera facilita a vida dos moradores da região. Ao lado dela, estão o Shopping Metrô Itaquera, o Poupatempo, a Arena Corinthians, a FATEC e a ETEC. Confira abaixo 25 motivos para amar o bairro:

De acordo com o site da prefeitura de São Paulo, a data de fundação do bairro Itaquera é uma incógnita; a primeira referência a ele data de 1686. Já a povoação teria se iniciado em 1820. Na época, existia no local um rancho chamado Casa Pintada, onde os visitantes paravam para descansar.


Por volta de 1850, as duas fazendas existentes na região foram loteadas e vendidas. Em 1875, com a inauguração da estação de trem local, o bairro começou a se desenvolver. Alguns anos mais tarde, Oscar Americano comprou parte de uma fazenda e criou por lá um dos primeiros loteamentos de cunho popular e urbano da zona leste, conhecido hoje como Vila Carmosina, além de loteamentos rurais, na área atualmente chamada de Colônia Japonesa. Assim, o bairro passou a ser povoado em ritmo acelerado.

Itaquera
Distritos & Bairros, Zona Leste Comentários desativados


A história de Itaquera começa em 1556, quando os jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, após terem implantado a Igreja da Sé e o Pátio do Colégio, partiram em direção ao leste em busca de uma aldeia de índios para instalar mais um núcleo de catequese. A tal aldeia era a dos guianases, onde vivia um português chamado Antônio Rodrigues, casado com a filha do cacique Piqueirobi.

Eles avançaram algumas léguas e instalaram, sob a proteção de Nossa Senhora da Ajuda, mais um núcleo de catequese – hoje, Itaquaquecetuba. Continuaram em frente, achando um extensa bacia cortada por dois ribeirões e por uma grande floresta.

O padre Anchieta perguntou a um índio o nome de tão belo lugar. “Ita aquer” foi a resposta, que significa em tupi-guarani “pedra a dormir”ou “pedra adormecida”.

Próxima Página: Artur Alvim.

Itaquera na Zl de são Paulo