Um pouco sobre Jardim Brasil e Vila Medeiros SP

Sediados na Zona Leste , próximo a Jardim Brasil e Vila Medeiros, SP, atendemos clientes de todo o país

 
 

Vila Medeiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Vila Medeiros
Área 7,7 km²
População (31°) 128.692 hab. (2010)
Densidade 167,13 hab/ha
Renda média R$ 894,53 [1]
IDH 0,836 - elevado (56°)
Subprefeitura Vila Maria-Vila Guilherme
Região Administrativa Nordeste
Área Geográfica 2 (Norte)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Procurar imagens disponíveis

Vila Medeiros é um distrito situado na Zona Norte do município de São Paulo e pertence à Subprefeitura de Vila Maria-Vila Guilherme.

Localizado entre a Vila Maria, Vila Guilherme, Tucuruvi, Jaçanã, Itapegica e Ponte Grande. Os dois últimos, pertencentes à Guarulhos.
Índice

1 História
2 Bairros
3 Dados
3.1 Demográficos
3.2 Habitação
3.3 Comércio
3.4 Outros
4 Distritos e municípios limítrofes
5 Referências
6 Ligações externas

História

A Vila Medeiros foi fundada em 1924, com o loteamento realizado pela Companhia Paulistana de Terrenos. O primeiro lote dos futuros distritos municipais veio com a Vila Guilherme foi fundada em 1912 e Vila Maria fundada em 1917.

O nome deste teria se originado por causa da família Medeiros de Jordão, que adquiriu a região em 1909.[2]

A população no distrito vem diminuindo a partir dos anos oitenta. Segundo dados da prefeitura municipal da capital paulista, a Vila Medeiros tinha cerca de 162 mil moradores em 1980. Vinte anos depois, a população caiu para pouco mais que 140 mil habitantes. Na última medição, de 2004, a população era de aproximadamente 135 mil pessoas. Ainda assim, é uma das maiores densidades populacionais da cidade.

O número de residências também recuou de 40.283 para 39.323 entre 1991 e 1996.

Em 2002, um estudo da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade do município da gestão Marta Suplicy, que utilizou metodologia semelhante à empregada pela Organização das Nações Unidas no Índice de Desenvolvimento Humano, mostrou que o Índice de Desenvolvimento Humano da Vila Medeiros era de 0,491, o 61º entre 96 distritos da cidade. De acordo com a metodologia, era um índice muito baixo (de região africana). Os dados se referiam ao ano de 2000.[3][4]

Já em 2007, a Secretaria do Trabalho da gestão Gilberto Kassab, com outra metodologia, lançou o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo, o qual apontava um novo IDH para a Vila Medeiros, de 0,836. O índice é considerado elevado.[5]


Jardim Brasil (Vila Medeiros)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Coordenadas: 23º 28' 48" S 46º 34' 29" W
Jardim Brasil =
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial 18 de agosto
Distrito Vila Medeiros
Subprefeitura Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
Região Administrativa Nordeste
Wikimedia | © OpenStreetMap
ver

Jardim Brasil é um bairro da cidade de São Paulo, situado no distrito de Vila Medeiros, na zona norte da cidade. É um bairro plano, a dois quilômetros da Rodovia Fernão Dias (BR-381), sendo vizinho do Parque Edu Chaves, Vila Medeiros, Jardim Julieta e Vila Sabrina.

Possui a característica de ter, em maior parte, ruas retas e paralelas, com cruzamentos perpendiculares. Suas principais avenidas são: Jardim Japão, Roland Garros, Mendes da Rocha, Julio Buono, Basílio Alves Morango, Antenor Navarro e Edu Chaves.

Foi fundado em 1913, quando a região, então propriedade de Eduardo Pacheco Chaves, foi vendida à Companhia Agrícola Imobiliária do Brasil que por sua vez loteou a região.
Negócios

O bairro conta com o Supermercado Bergamini, localizado na avenida Roland Garros, entre as avenidas Edu Chaves e Mendes da Rocha (no fim do bairro) podem ser encontradas grande variedade de lojas de vestuário, relojoarias, lojas de variedades, pizzarias, padarias, farmácias, pet shops, bancos e postos de gasolina.
Serviços Públicos

No cruzamento das avenidas Francisco Peixoto Bizerra e Antenor Navarro existe a Unidade Básica de Saúde e o AMA Jardim Brasil. Já no cruzamento das avenidas Jardim Japão e Roland Garros há a Escola Municipal Maria Helena Faria Lima, administrado pelo governo do município.
Veja também

Vila Medeiros

Próxima Página: Parque Boturussu.

 

vila medeiros sp jardim paulistano sp

e>