Um pouco sobre a Mooca em SP.

Sediados na Zona Leste , próximo à Mooca, atendemos clientes de todo o país

 

Mooca (bairro de São Paulo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Mooca
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Rua da Mooca.jpg
Dia Oficial 17 de agosto [1]
Fundação 17 de agosto de 1919 (100 anos)
Estilo arquitetônico inicial Eclético
Estilo arquitetônico predominante Eclético, Art déco, Brutalista e high-tech
Imigração predominante Itália Bolívia
Distrito Mooca
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste
ver

Mooca é um bairro pertencente ao distrito homônimo[2] no município de São Paulo. Ocupa uma pequena faixa entre a Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), a Rua Taquari, a Avenida Paes de Barros, a Rua Fernando Falcão e a Rua Siqueira Bueno. Neste bairro, está localizada a sede da Subprefeitura da Mooca e o campus da Universidade São Judas Tadeu.
Topônimo

O termo mooca se originou do termo tupi mũoka, que significa "casa de parente", através da junção dos termos mũ (parente) e oka (casa)[3].
Referências

http://www.portaldamooca.com.br/hist_mooca3.html
«Cópia arquivada». Consultado em 27 de agosto de 2009. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2009
NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. p. 103


Mooca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Mooca (bairro de São Paulo).
Mooca
Área 7,7 km²
População (71°) 63.133 hab. (2010)
Densidade 81,99 hab/ha
Renda média R$ 8.552,39
IDH 0,909 - muito elevado (22°)
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica Centro expandido
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Procurar imagens disponíveis

[1] Mooca é um tradicional distrito de classe-média alta situado na zona leste do município de São Paulo e é administrado pela Subprefeitura da Mooca.[2][3]É um bairro historicamente caracterizado pela grande quantidade de imigrantes Italianos, que predominam até hoje no bairro. É considerado o mais seguro de São Paulo por vários anos consecutivos, quem confirma isso é o Governo da cidade. Desde 2011, é feita uma análise de índices de criminalidade por Distrito Policial nos bairros e regiões paulistanas para descobrir quais são os mais seguros. A pesquisa mostrou que a Mooca teve apenas duas mortes de 2011 a 2013, o número mais baixo de toda cidade.
Rua da Mooca
Índice

1 História
1.1 Formação e desenvolvimento
1.2 Ativismo político
1.3 Problemática contemporânea
2 Infraestrutura
3 Distritos limítrofes
4 Ver também
5 Referências

História

A sua fundação aconteceu em 17 de Agosto de 1556, 56 anos após o descobrimento oficial do Brasil pelos portugueses. Na época, as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Tameateí ou Tometeri, hoje o Rio Tamanduateí.[4] O nome do bairro é de origem indígena. Uma versão aventada é a de que ele teria surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, sob o olhar curioso dos índios, que teriam exclamado Moo-oca! Numa tradução livre, algo como "Eles estão fazendo casas!", de moo, fazer e oca, casa.[5]

Além dessa etimologia, no entanto, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro acrescenta outra possibilidadeː a de que o nome do distrito tenha se originado do termo tupi antigo mũoka, que significa "casa de parente", através da junção dos termos mũ (parente) e oka (casa).[6]


Mooca, São Paulo

O bairro da Mooca, localizado na zona leste, é um mais tradicionais da cidade de São Paulo, e um dos mais queridos também.

O bairro junta a alegria de casinhas coloridas, prédios modernos e construções antigas. É um lugar com bastante infraestrutura, com shoppings, supermercados, restaurantes, comércios, hospitais, colégios, faculdade, parques.


Um dos mais tradicionais bairros de São Paulo, a Mooca é um conhecido reduto de famílias descendentes de italianos. Além de explicar a profusão de tradicionais cantinas e pizzarias – mais de 100! – que fazem a festa dos gulosos, elucida as raízes do famoso sotaque imortalizado em novelas e séries de TV.

Seu nome, no entanto, surgiu da língua de habitantes muito mais antigos: segundo historiadores, o vocábulo é oriundo do Tupi Guarani e possui duas versões, MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa). A expressão era utilizada pelos índios para denominar os primeiros habitantes brancos, que construíam casas diferentes de suas ocas.

Próxima Página: Vila Maria.

Bairro-distrito-mooca-zl