Um pouco sobre Tatuapé em São Paulo

Sediados na Zona Leste , próximo ao Tatuapé SP, atendemos clientes de todo o país

 
 
 

Tatuapé
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Tatuapé (bairro de São Paulo).
Tatuapé

Tatuapé ².JPG
Área 8,2 km²
População (66°) 75.481 hab. (2010)
Densidade 92,05 hab/ha
Renda média R$ 3.661,96
IDH 0,936 - muito elevado
(14°)
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 3 (Nordeste) e 4 (leste)
arredores =

Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Tatuapé é um distrito situado na zona sudeste do município de São Paulo, no Brasil. Possui a forma aproximada de um hexágono côncavo.


Índice
1 Topônimo
2 História
2.1 Formação
2.2 Desenvolvimento
2.3 Sport Club Corinthians Paulista
3 Atualidade
3.1 Infraestrutura
4 Localização
5 Ver também
6 Imagens
7 Referências
8 Ligações externas
Topônimo
O nome do distrito é de origem tupi e significa "caminho dos tatus", através da junção de tatu (tatu) e apé (caminho).[1]

História
Foi uma região brasileira pioneira na prática da viticultura, tendo sua primeira vinícola instalada por Brás Cubas em 1551.[2] Esta atividade foi a principal fonte de economia do bairro e atingiu seu apogeu em fins do século XIX, com a instalação das vinícolas de famílias de imigrantes italianos, como as famílias Marengo e Camardo,[3] cujos membros, hoje, emprestam seus nomes a algumas ruas do bairro.


Verticalização do distrito
Formação
A área do distrito, originalmente, abrangia também os atuais distritos do Carrão, Aricanduva e Vila Formosa, que foram se emancipando gradualmente por decretos da prefeitura. Os atuais limites do distrito foram estabelecidos em 1990 pela prefeita Luíza Erundina. Isto fez que o distrito de Carrão perdesse a Estação Carrão do Metrô de São Paulo, já que com essa nova divisão, a estação ficou a poucos metros da divisa com o distrito de Carrão, em território do Tatuapé. De acordo com os mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo.[4] Também fez com que o Jardim Anália Franco, considerado tradicionalmente parte do Tatuapé, fosse transferido para o distrito vizinho da Vila Formosa.[5]

Tatuapé (bairro de São Paulo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Tatuapé
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Área comercial e financeiro do Tatuapé.JPG
Dia Oficial 5 de setembro
Fundação 5 de setembro de 1919 (100 anos)
Estilo arquitetônico inicial art nouveau, art déco e ecletismo
Estilo arquitetônico predominante arquitetura high-tech e regionalista crítico
Imigração predominante Itália
Distrito Tatuapé
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste
ver
Tatuapé é um bairro emergente pertencente ao distrito homônimo situado na zona leste do município de São Paulo.[1]Possui duas estações de metrô, a Estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha, e da CPTM, operando nas linhas 11-Coral e 12-Safira; e a Estação Carrão, também da Linha 3-Vermelha. Concentra dois shopping centers ao redor da estação, o Shopping Metrô Tatuapé, de 1997, e o Shopping Boulevard, inaugurado dez anos depois.


Índice
1 Topônimo
2 Atualidade
3 Localização
4 Referências
Topônimo
O nome do bairro é de origem tupi e significa "caminho dos tatus", através da junção de tatu (tatu) e apé (caminho).[2]

Atualidade
É um bairro de forte tradição industrial, possuindo, em seus limites, a sede de algumas das maiores indústrias brasileiras, como a Itautec, a Souza Cruz e o Grupo Vicunha, além de outras indústrias de menor porte. Embora algumas fábricas tenham sido desativadas, essas indústrias continuam tendo escritórios ou alguns departamentos localizados na região.

O bairro teve pouca ocupação residencial, em geral formada por famílias de baixa renda que atuavam como operários nessas indústrias. Aos poucos, porém, alguns dos antigos galpões foram sendo desativados para dar lugar a grandes condomínios residenciais, seguindo a tendência de outros bairros do distrito, como a Vila Zilda, Vila Luzitana e a região de Altos do Tatuapé.

25 motivos para amar o Tatuapé
Conhecida como a capital da Zona Leste, a região que já abrigou chácaras e fábricas concentra hoje três shoppings, parques arborizados e bons restaurantes

Ponto efervescente da industrialização da Zona Leste durante o início do século XX, o Tatuapé modernizou-se nas últimas décadas e conta hoje com grandes centros de compra, como os shoppings Anália Franco e Metrô Tatuapé, restaurantes sofisticados e pontos históricos, como a agitada Praça Sílvio Romero.

É também famoso por suas docerias e por abrigar uma tradicional escola de samba paulistana, a Acadêmicos do Tatuapé, que foi a campeã do Carnaval 2017. Para ajudar o seu passeio pelo bairro, selecionamos 25 atrações.

1. O Carnaval é paixão de muitos moradores do bairro. Na quadra da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, campeão do Carnaval 2017, famílias se divertem.

2. No bairro familiar, não faltam opções de comidinhas com jeito de doce da avó. O Tradicional Bolos Caseiros serve aos clientes formas inteiras, como a versão de mandioca com goiabada. Outro endereço que faz sucesso é a Casa de Bolos.

3. Mesmo fora do circuito baladeiro da cidade, a região conta com bares agitados. O St. John’s é um pub com boa oferta de cervejas importadas.

Tatuapé, São Paulo
O Tatuapé, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, é um bairro bastante completo, daqueles lugares que tem tudo, é como se fosse uma pequena cidade dentro da cidade.

O bairro é de fácil acesso, possui a famosa estação Tatuapé do metrô que também dá acesso a dois Shoppings Center: o shopping metrô Tatuapé e o Boulevard Tatuapé. O bairro também conta com diversas linhas de ônibus, na parte inferior da estação do metrô existe um terminal de ônibus, que inclusive possui um ônibus intermunicipal que leva os passageiros até o aeroporto internacional de Guarulhos.

Próxima Página: Penha de França.

bairro distrito tatuapé