Um pouco sobre Vila Formosa em SP.

Sediados na Zona Leste , próximo à Vila Formosa, atendemos clientes de todo o país

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vila Formosa (distrito de São Paulo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo bairro de mesmo nome, veja Vila Formosa (bairro de São Paulo).
Vila Formosa
PET - Vila Formosa - by Lucas.JPG
Área 7,4 km²
População (58°) 89.927 hab. (2010)
Densidade 121,52 hab/ha
Renda média R$ 3.755,40
IDH 0,884 - elevado (34°)
Subprefeitura Aricanduva
Região Administrativa Leste
Área Geográfica 4 (Leste)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Vila Formosa é um distrito situado na zona sudeste do município de São Paulo e pertencente à Subprefeitura de Aricanduva.
Índice

1 História
2 Formação
3 Atualidade
4 Bairros
5 Infraestrutura
5.1 Transporte
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas

História

Fundado em 1923, a Vila Formosa antes deste ano era parte integrante do Tatuapé, a família Casa Grande era proprietária de praticamente toda a região que depois passou a pertencer aos irmãos Jacob, de origem libanesa. Foi Miguel Jacob que já em 1920 dava o nome de Formosa a esta faixa da capital, inspirado na antiga denominação da cidade litorânea de Ilha Bela.[1]
Formação

Foi planejado para ter uma urbanização de alto padrão pela Companhia Melhoramento do Brás, ao moldes de outros bairros de sucesso na capital paulista[quais?], mas a instalação de um aterro sanitário[quando?]; que mais tarde viria a se tornar o bairro Jardim Anália Franco; retardou este processo.

Atualmente é uma das regiões mais arborizadas do município, contando com mais de cem praças.[2] com uma população de classe média, tendendo mais à classe média alta nas proximidades do Tatuapé e à classe média baixa nas proximidades de Sapopemba. Foi no passado um importante núcleo industrial paulistano, sendo que alguns dos galpões desativados deram lugar a núcleos residenciais de alto padrão.

Apresenta o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), o qual é um dos maiores parques do município com aproximadamente 286.000 m². popularmente e historicamente o Cemitério de Vila Formosa também está no distrito, porém de acordo com a nova divisão de distritos do município de São Paulo, estabelecida em 1992, o mesmo encontra-se em toda a sua extensão no distrito vizinho do Carrão; é o maior cemitério da América Latina, com cerca de 780 mil metros quadrados.[3]

Vila Formosa (bairro de São Paulo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Vila Formosa
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial 12 de outubro[1]
Fundação 1923 (96 anos)
Distrito Vila Formosa
Subprefeitura Aricanduva
Região Administrativa Sudeste
ver

Vila Formosa é um bairro pertencente ao distrito homônimo de Vila Formosa situado na zona sudeste no município de São Paulo.[2]

Mesmo possuindo prédios antigos como na Rua Dom Estevão Pímentel Quintas de Portugal, está cercado por prédios com infraestrutura modernas.
Ver também

Arquidiocese de São Paulo

Referências

Vila Formosa

«Cópia arquivada». Consultado em 26 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 24 de dezembro de 2008

Ligações externas

Página oficial da Prefeitura Regional de Aricanduva/Vila Formosa/Carrão

O Sitio da Casa Grande foi o nascedouro da Vila Formosa. A família de João Casagrande manteve a propriedade de 1885 até 1911, quando foi vendida para os irmão Jacob. Em 1920 a área foi loteada e recebeu o nome da Formosa, em homenagem ao antigo nome da cidade litorânea de Ilha Bela.

O loteamento foi realizado em 1940 pela Companhia Melhoramentos do Brás. Nessa época pequenas olaria começaram a se fixar pela região, mas a situação financeira não ajudou o empreendimento e os donos optaram por uma solução de marketing – quem comprasse um terreno ganhava 30 mil tijolos. Esse expediente foi muito usado na capital.

O sonho de construir um bairro urbanizado quase caiu por terra com a instalação de um lixão que , por anos a fio, envergonhou os moradores. A vizinhança jogava toda sorte de detritos no local, o que perdurou até 1950. Um ano antes – no inicio de 1949 – o grande cemitério começava a ser implantado.

O crescimento acabou vindo lentamente a partir da década de 1960 (o bairro tornou-se o 46º distrito em 1963, quando foi desmembrado do Tatutapé) e hoje Vila Formosa é um dos principais bairros da zona leste, com largas avenidas, ruas arborizadas e um progresso célere graças a investimentos em imóveis de padrão popular e de classe média com bons preços. Dessa forma, dá para perceber que a Vila Formosa ainda tem para crescer. O bairro é tão famoso que no vizinho distrito de Aricanduva tem um Jardim Vila Formosa.

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. As regras têm como objetivo proteger o investimento feito pelo Estadão na qualidade constante de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,o-que-fazer-na-vila-formosa,1804511

Próxima Página: Vila Ré.

https://napagina1.com.br/

zona-sp-vila-formosa-igreja